22/07/2025
Consulta ao 3° lote do IR 2025 vai ocorrer essa semana

O pagamento aos contemplados deste lote ocorrerá no dia 31 de julho

A espera está chegando ao fim para milhões de contribuintes! A Receita Federal anunciou que liberará a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ainda nesta semana.

A notícia traz alívio financeiro para muitos brasileiros que aguardam o reembolso de valores pagos a mais ou indevidamente na declaração do tributo.

A consulta ao 3° lote está prevista para ser liberada até quinta-feira, 24 de julho. O pagamento aos contemplados deste lote ocorrerá no dia 31 de julho.

Como consultar a restituição do IR?

Para verificar se sua restituição está incluída neste lote, o contribuinte deverá acessar o site oficial da Receita Federal na internet. Geralmente, a consulta é feita na seção “Meu Imposto de Renda”, bastando informar o número do CPF e a data de nascimento.

Além do site, a consulta também poderá ser realizada por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para smartphones e tablets, ou pelo telefone 146 (Receitafone).

O que fazer se a Restituição não cair na conta?

Caso o valor da restituição não seja creditado na data prevista, o contribuinte deve entrar em contato com o Banco do Brasil, que é o responsável pela operação, ou diretamente com a Receita Federal.

O dinheiro ficará disponível para resgate por um ano. Se o saque não for feito nesse período, será necessário fazer um requerimento eletrônico para solicitar o crédito.

O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 foi 30 de maio. Aqueles que declararam com atraso estão sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido.

Neste ano, um total de 43,3 milhões de declarações foram entregues. Deste montante, 50,3% foram realizadas pela modalidade pré-preenchida, 55,5% foram simplificadas, e 56,5% dos declarantes têm valor a restituir.

Calendário de restituição do IR 2025

Confira as datas dos próximos lotes de restituição:

Link: https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/consulta-ao-3-lote-do-ir-2025-vai-ocorrer-essa-semana/

Fonte:

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.


Envie para um amigo
Seu Nome
Seu Email
Email do amigo
FECHAR X - LISTAR TODAS