27/07/2015
Quatro dicas para manter os clientes por perto

Brindes, atenção especial e programas de recompensa são algumas formas de valorizar os clientes fieis, explica o empresário Thiago Taglieri

Com todos os indicativos econômicos indicando que os tempos difíceis continuarão no Brasil até o fim do ano, além de procurar outros nichos, os empreendedores precisam garantir a fidelidade dos clientes antigos. Entre brindes, atenção especial e programas de recompensas, as possibilidades são inúmeras. “Todo mundo gosta de um agrado e os consumidores gostam de perceber que também ganham quando são fiéis a uma empresa”, conta Thiago Taglieri, diretor da Servgela Brindes. Abaixo, Taglieri destaca algumas dicas para assegurar que os clientes voltem.

1. Interaja com o cliente em todos os canais As redes sociais surgiram para aproximar as empresas dos clientes. Reclamações, elogios e até brincadeiras encontraram no Facebook e Twitter as plataformas ideais para ligar pessoas a marcas. É importante investir na presença nesses canais, com uma comunicação criativa e atenciosa – mesmo que o feedback seja negativo. Nesse caso, há a oportunidade de ser proativo, reverter a situação e ainda fidelizar o consumidor.

 2. Premie a fidelidade

Restaurantes são especialistas nisso: depois de comer dez vezes em um deles, ganha-se a 11ª refeição grátis. O aplicativo Guidu, por exemplo, é uma opção. Ao se associarem a ele, esses estabelecimentos dão aos clientes a possibilidade de acumular pontos com as compras, que depois são trocados por produtos. Essa estratégia pode ser transportada para outros segmentos.

 3. Escolha o brinde certo

Cerca de 45% dos consumidores preferem marcas que dão brindes, segundo pesquisa da Agência96. No entanto, esse percentual cai muito quando os presentes são itens de cozinha – neste caso, apenas 8% se interessam. Por isso, é essencial identificar que tipo de produto pode agradar o cliente de determinada empresa. O brinde certo para o cliente certo.

4. Ofereça benefícios

Para se destacar é preciso ir além do básico. Os empreendedores devem estar atentos às necessidades dos clientes. Quando se trabalha com produtos grandes, entregas e retiradas programadas oferecem comodidade ao consumidor. Esse serviço pode até mesmo ser disponibilizado como cortesia ao cliente assíduo. Outra ideia de sucesso garantido é ter uma área de recreação para crianças enquanto os pais realizam a compra.

Link: http://empreendedor.com.br/noticia/quatro-dicas-para-manter-os-clientes-por-perto/

Fonte:

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.


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